Two Four estreia com “Aurora”, pop-rock temperado com outras vertentes

 


A trajetória do pop-rock nacional foi muito glorificada nas últimas décadas, gerando bandas e artistas que se tornaram nomes imensamente populares no universo da música brasileira. Desde o boom dos anos 1980, quando nomes como RPM, Legião Urbana, Titãs, Barão e Ultraje invadiram as rádios e TVs do país, muitos outros nomes fizeram sucesso com as gerações que se seguiram, misturando a base do pop-rock oitentista com outros elementos do rock and roll. E novas bandas continuam apostando suas fichas nesse filão. Foi assim com a Two Four, banda de São José do Rio Preto/SP, lançou em abril deste ano seu primeiro EP, “Aurora” com faixas autorais.

 “Aurora” mostra o grupo desfilando suas composições baseadas na aura do pop-rock, mas não se furtando de apostar em outras facetas musicais. Como na levada acessível do pop em “Não Evapora” (lick carregados de wah-wah e com suavidade nos breves solos) e “Morena” com incursões em climas de teclados (insides eletrônicos). Já “Sol” é também fincada no soft-rock, com vocais mais diretos, mas tem leve reverência a passagens rap e backings femininos. Com “Sempre ao seu Lado”, a banda mostra sua face mais rock and roll (com efeitos de guitarra flertando com o hard-rock em meio a licks melódicos), no momento mais denso do EP. Para finalizar o disco, a banda apresenta uma versão reggae para a já citada “Sempre ao seu Lado”.

 Formada em 2014, hoje a banda é um trio, com Nick Dutra (guitarra/vocal), Marcelo Green (baixo/vocal) e Ariel Zaneli (bateria), que conversou com o Ready sobre este pontapé inicial da banda no universo da produção autoral do rock.

  

Ready to Rock - Como a banda se formou? 

Nick – A Banda se formou em 2014 por 6 amigos, alguns já se conheciam e outros se conheceram através da banda, estávamos na fase de colegial e queríamos nos divertir e tentar fazer alguns shows tocando uns pops internacionais!

 

RR - Qual o motivo do batismo da banda como “Two Four”?

Marcelo – Na época (em 2014) estávamos tentando pensar em um nome que pudesse vir a ser comercial, então surgiu a ideia de “two four”, já que éramos em 2 meninas e 4 meninos.

 

RR - Uma pergunta que não poderia faltar. Mais de uma centena de bandas e artistas em Rio Preto vem levando seu trabalho, nos mais variados formatos. Qual a motivação do Two Four para produção autoral?

Nick – A resposta é até meio comprida (risos), mas em 2018 a banda já não existia mais, porém eu e o Marcelo continuamos fazendo aquele som juntos, e em 2018 decidimos retomar com a banda com uma nova roupagem mais voltada pro rock nacional e arriscando comigo no vocal. No mesmo ano nos inscrevemos para o (projeto) (Im)Pulso do SESC e lá conhecemos o China (vocalista da Sheik Tosado, produtor musical e apresentador do Multishow). Ele era o responsável aquele ano por fazer as audições com as bandas e organizar as apresentações. Na nossa primeira audição fizemos um cover do Detonautas e depois da apresentação, conversando com ele in off, mostrei um áudio tocando “Sempre ao seu Lado”, voz e violão. Ele havia gostado da letra e pediu para tirarmos ela a banda inteira e preparar mais uma autoral para a audição seguinte, pois eu e o Marcelo comentamos que os dois escreviam. Então preparamos ela e mais uma e fomos para a segunda audição com ele, que disse que havia gostado das duas músicas e, numa nova conversa em off comigo, com o Marcelo e Pedro (guitarrista da época), havíamos dito que não víamos a música como uma forma fácil de ganhar dinheiro e queríamos deixar nossa marca e algo a longo prazo. Então ele nos incentivou e motivou para nos arriscarmos no autoral e tentar fazer coisas diferentes, sair do padrão cover pra tocar em bar e ganhar dinheiro “rápido”. Desde então nosso foco é 100% em compor. Para os shows sempre rola umas 3 ou 4 músicas covers para preencher repertório e prender a atenção da galera, mas o foco é e sempre será nossas músicas autorais!

 


 

RR - A banda soltou agora em abril (2021) seu primeiro EP, “Aurora”. Houve planos apenas paras as 5 músicas, ou ainda pensam num full-lenght?

Marcelo – Na verdade a ideia era gravar mais uma música, porem é uma música muito especial para nós e aí juntou a falta de verba e decidimos deixar essa outra música para um próximo trabalho para tentar deixa-la a mais perfeita possível.

 

RR - “Aurora” tem, nas 5 faixas uma variação explicitada. Desde o sutil pop-rock em “Não Evapora” e “Morena” ao rock áspero de “Sempre ao Seu Lado”. Como foi o processo de composição e a intenção sonora das faixas?

Marcelo – Essa versão de “Sempre Ao Seu Lado” foi feita em 2018, para o festival do SESC. Na época não tínhamos um norte definido para seguir, mas como ela acabou sendo a música mais conhecida da banda desde então nos shows, decidimos manter essa versão dela do jeito que sempre foi. Já as outras já foram feitas e pensadas para o “Aurora” na intenção de tentar colocar os elementos comerciais do pop junto com elementos do rock como solos e riffs mais distorcidos.

 

RR - Em “Sol” a banda teve a companhia do Trio “Preto e Branco”. Como foi inserir elementos do rap dentro da levada rock da banda?

Nick – A ideia partiu de inspirações de outras músicas pop rock que tem essa mesma pegada como “Minha Pira” da banda Hevo84, com o Bonde da Stronda, “Manifesto” da Fresno, com o Emicida, “Cedo ou Tarde” do NX Zero, com o Chorão (na versão do CD “Projeto Paralelo” da banda). Tínhamos uma letra base pronta, colocamos um instrumental de última hora para poder apresentar ela no (projeto) impulso e como sentíamos um vazio nela, fizemos o rap inspirado nessas músicas citadas a cima.

A ideia de chamar o Preto e Branco casou perfeitamente com a música, infelizmente o Rafa (do Preto e Branco) não estava em Rio Preto na época da gravação, então o Lucas acabou assumindo o rap sozinho e a Sarah assumiu os coros junto com o Marcelo. Transformando a música nisso que ela é hoje!

 

RR - A última faixa é uma versão em reggae de “Sempre ao Seu Lado”. Foi um desejo da banda experimentar outros arranjos?

Nick – Nós costumamos dizer que a Two Four é uma banda que vive em metamorfose pois mesmo esse EP sendo  um trabalho voltado ao pop-rock, nós temos sons que tocamos ao vivo que são voltados ao hardcore, emo... Sobre “Sempre ao seu Lado – Reggae”, pouca gente sabe, mas essa versão foi a primeira versão da música, ela foi gravada por volta de 2016, para um projeto solo meu e o motivo de termos colocado ela no EP foi justamente para arriscar novos estilos, mostrar essa metamorfose da banda e pelo fato que ela já estava pronta então não precisamos dispor de mais verba para ela entrar no EP.

 


 

RR - O EP foi gravado e mixado no Estúdio Moretti. Qual a relevância de Eric Moretti na produção das músicas?

Marcelo -  O Eric foi essencial para “Aurora” ser o que é hoje, quando chegamos com as músicas e a ideia do EP pra ele, nos as apresentamos do jeito que tocávamos elas ao vivo, no formato power trio (guita, baixo e batera), passamos a ideia do pop-rock para ele e foi ele quem nos ajudou a incrementar sintetizadores e mais alguns elementos pop nas músicas.

 

RR - Quais as influências musicais do trio?

Marcelo – Dentro da banda nós somos muito ecléticos e ao mesmo tempo que temos gosto em comum, temos muitos gostos diferentes um dos outros, o que faz a banda ser essa metamorfose. Eu escuto muito Supercombo, Bryan Behr, Rubio, Scalene. O Nick já é eclético ao extremo, ele ouve desde funk e sertanejo até uns metais como Sepultura, Slipknot, porém no quesito composições as inspirações dele vem de Fresno, Hateen, Esteban Tavares e NX Zero. O Ariel curte essa pegada emo e hardcore também, porém ele também gosta muito de punk e uns rocks clássicos como AC/DC, Aerosmith, Led Zeppelin, Pink Floyd.

 

RR - O lançamento do EP teve divulgação em jornal e nas mídias sociais. Como tem sido até agora a repercussão?

Nick – Cara, está sendo muito legal e até mais do que esperávamos. Tivemos uma matéria aprovada e postada no Whisplash.net e tivemos uma matéria muito legal feita pelo Harlen Felix no Diário da Região e mais recente tivemos uma nota postada na revista Arte Brasileira falando sobre o “Aurora” que também foi muito legal. Muitas pessoas ligadas à música elogiando a qualidade sonora do EP o que também tem nos deixado bem orgulhosos pelo trabalho.

 

RR - Existem planos para prensar alguma mídia física, seja do EP ou de um álbum completo?]

Marcelo – Sim existe o plano. O “Aurora” era um projeto para ser lançado em maio de 2020, pois finalizamos as gravações em fevereiro do mesmo ano. Havíamos feito 3 shows até então em 2020 (Praça do Centro, Industrial Pub e KBar), shows esses que foram apenas para não enferrujar, mas o cronograma “Aurora” começaria em maio, iríamos fazer as cópias físicas para levar aos shows e tentar vender por um preço simbólico para a galera. Nesse cronograma tínhamos 6 shows confirmados para junho e julho de 2020, dois fora de Rio Preto inclusive, mas com a chegada da pandemia ficamos perdidos e deixamos tudo em stand by. Em dezembro eu e o Nick conversamos e decidimos organizar as coisas para fazer o lançamento no primeiro semestre, independente de ter ou não shows. Porém as cópias físicas virão somente quando voltarmos a tocar ao vivo.

 

RR - Nesse momento de pandemia tudo está parado. Qual a perspectiva de shows da banda para os próximos meses ou o próximo ano?

Nick - No momento, sendo bem sinceros, não temos perspectivas ainda de datas nem nada, mas temos planos sim de que assim que for seguro ter shows, vamos voltar a marcar nossos shows tradicionais, nossos eventos organizados por nós mesmo. Mas o foco principal acho que será tentar expandir nosso som para outras cidades. Temos algumas pessoas no sul que conhecem e acompanham a banda então, se possível, queremos dar uma passada por lá também.

 


RR - Quais os planos futuros da banda?

Nick - A Two Four é o nosso projeto principal quando se trata de música, e não é segredo para ninguém a minha vontade de viver 100% de música, principalmente se for com a minha música. Então os planos são: continuar compondo, juntar grana para gravar e lançar novos trabalhos e tentar expandir o máximo possível nosso som para novas pessoas até chegar em um processo orgânico e conseguirmos alcançar o objetivo de viver da nossa arte.

 

RR - Fique à vontade para deixar quaisquer outras informações sobre o Two Four.

Marcelo - Estamos em todas as redes sociais e plataformas digitais, então é só pesquisar por Banda Two Four em qualquer rede que você utiliza e nos seguir lá para acompanhar novos lançamentos, conhecer o “Aurora”, conhecer a banda e ter mais informações sobre nós!

 

Contatos:

 https://www.facebook.com/BandaTwoFour

https://www.youtube.com/channel/UCJNxUj22nMouNIjOUFmE1MQ

https://www.instagram.com/BandaTwoFour/?fbclid=IwAR2g3ly-QjEX2dyfP6z0kLS_jH2ug7lnvZJd0p4_1p5hnqyMn5y4L9B3buQ

 twofourband@gmail.com

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luigi e os Pirandellos: excelência musical com o empolgante EP “Sleepy Town”

Skela: one-man-band com prolífera produção em projetos autorais de rock e metal

Serpenteando: competência no hard rock Brasil, a caminho do 1º EP