OUDN – Nova força do metalcore nacional


O heavy metal brasileiro se desenvolveu em praticamente todos os subestilos surgidos. Alguns na forma de massificação, como o boom do thrash na virada dos 1980 para os 1990, tendo o Sepultura como seu maior expoente. Teve o Angra alavancando dezenas de bandas de metal melódico nas últimas duas décadas. A cena death metal no Brasil é bem forte e tem no Krisiun seu maior orgulho nacional. Além de muitas bandas de prog metal surgidas, com destaque para nomes como Mindlfow, Maestrick e Remove Silence. E o metalcore (como o rótulo possa entregar, uma mescla da sonoridade do thrash e metal industrial com a pegada agressiva do hardcore), estetizado nos Estados Unidos, em bandas como Killswitch Engage, Shadows Fall, Il Ninho e outros, tem no país seus dignos representantes. Um deles e que começa a fazer sua carreira deslanchar é o OUDN, oriundo da cidade de São José do Rio Preto-SP. Formada em 2013, a banda conta hoje com Gustavo Vernéchio e Thiago Silva (guitarras), Guilherme Priólli (baixo), Caio Pimentel (vocal) e Luiz Furquim (bateria). Já gravou um EP muito bem produzido e começa os planos para o lançamento de seu primeiro full-length. A Ready to Rock conversou com o guitarrista Gustavo sobre a trajetória da banda e seus próximos passos.


1) ReadytoRock - Primeiro a pergunta óbvia. Qual o significado do nome OUDN?
Gustavo Vernéchio - A banda chamava-se O Último De Nós, mas com a mudança das composições para o inglês e a troca de integrantes, achamos melhor aproveitar somente a sigla. Nos identificamos como Our Ultimate Dying Nightmare, mas a sigla soa muito mais aprazível e simples. Preferimos que o nosso som caracterize nosso nome e não o oposto.

2) RR - Quais as influências musicais dos integrantes?
GV - As influências musicais variam muito. Cada integrante leva em si um gênero especifico, por exemplo, Gustavo Vernéchio deathcore, Thiago Silva djent metal e metalcore, Caio new metal, Guilherme Priolli hardcore, Luiz Furquim thrash metal, new metal e prog.

3) RR - Se você fosse classificar a banda dentro de um estilo musical, qual seria?
GV - OUDN tem uma mistura de cada integrante, porém Deathcore/Metalcore é o estilo que mais adotamos para banda!

4) RR - Como a banda se formou?
GV – Ela foi fundada em 2013 por Gustavo Vernéchio. Em 2014 sofreu várias alterações na formação, sendo a principal delas a entrada do guitarrista Thiago Silva, que deu outras ideias de composições, sem fugir do propósito inicial da banda. Quando entrou o baixista Guilherme Priólli e vocalista Caio Pimentel, a banda começou uma nova fase com composições em inglês. Por fim, Luiz Furquim aceitou o convite para ser o novo baterista, pouco antes de gravar o primeiro EP. Em fevereiro de 2015, nós lançamos nosso primeiro EP.



5) RR - No Soundcloud da banda encontram-se cinco faixas muito bem produzidas. Onde vocês gravaram?
GV - O processo de gravação não foi tão simples. Antes de gravarmos, a principal preocupação era a qualidade do nosso trabalho. Por isso, antes de tudo, entramos em contato com Henrique Ferraz, (nosso produtor musical). Isso foi essencial para o amadurecimento das nossas composições. Ficamos alguns meses trabalhando nas nossas pré-produções no home estúdio do Henrique. Só depois que estava tudo como queríamos, entramos em contato com Willian Fróes (Estúdio Fróes) e gravamos o trabalho final.

6) RR - A faixa “Flying Dutchman” tem uma levada meio prog metal nos andamentos. Essa é uma linha apreciada pela banda?
GV - Sim, apreciamos várias vertentes do metal, mas não foi algo que planejamos no caso da "Fying Dutchman". Ela surgiu com muita naturalidade. Quando Thiago Silva apresentou a ideia inicial da música, em apenas algumas horas, já havíamos terminado sua estrutura, algo muito natural mesmo. Em nenhum momento imaginamos fazer algo com influência de prog metal. A música apenas flui e ficamos muito satisfeitos com a qualidade final!

7) RR - Já “Wrath of the Maker” flerta em alguns momentos com thrash metal tradicional. Fale-nos um pouco dessa faixa.
GV - Quando eu fiz a composição da musica, já sabíamos que seria algo mais agressivo, a ideia inicial era fazer uma música mais pesada e rápida com influências de death. Na minha pré-adolescência, escutei muito Pantera, Anthrax, Megadeth, Slayer e Kreator, isso pode ter influenciado na composição da música, mas não propositalmente. Quando compomos, nunca nos espelhamos em músicas ou gêneros específicos!

8) RR - Interessante a inclusão de teclados no metal agressivo praticado pela banda. Acredita ser um diferencial para a sonoridade do OUDN?
GV - A ideia inicial não era ser uma banda temática, quando começamos a gravar nossas "prés" com Henrique Ferraz, que sentimos a necessidade de ser uma banda temática pelo conselho do nosso produtor. Sim, acreditamos que seja um grande diferencial para OUDN!

9) RR - Como foi a produção para o clip de “The Reaper”?
GV - A edição de vídeo foi feita por mim e a legenda pelo Willian Fróes. Todas as imagens contidas no vídeo são reais da segunda guerra mundial.




10) RR - Planos para o lançamento de um CD completo.
GV - Com certeza! Já estamos trabalhando nisso.

11) RR - Na sua visão quais as dificuldades de uma banda domiciliada no interior de São Paulo em se projetar Brasil afora?
GV - Todas as possíveis e imagináveis. O sistema joga contra você o tempo todo. A situação no país como um todo já é caótica, quando se trata então do berço do sertanejo atual, tudo fica dez vezes mais complicado. Temos plena noção que o caminho é áspero e árduo, mas isso não nos intimida de maneira alguma.

12) RR - O que você pensa sobre a cena do rock/metal de Rio Preto?
GV - É uma cidade que luta bastante para se destacar. Temos a Maestrick que conseguiu assinar com uma gravadora no exterior, e temos uma nova onda de composições autorais em diversos estilos. Infelizmente ainda existe uma dependência de covers para que os artistas possam se manter e investir, mas a produção autoral tem galgado seu espaço e ficamos felizes em estar contribuindo com isso.

13) RR - Quais suas expectativas com relação ao futuro do OUDN?
GV - Nós esperamos lançar nosso CD em breve, com umas 10 ou 12 músicas, e conseguir vender um show autoral com cerca de uma hora e meia. A partir disso, queremos buscar nosso espaço no cenário nacional e até na internacional.

14) RR - Fique à vontade pra deixar um recado aos leitores
GV - Continue firme conosco, temos excelente material saindo e vamos conquistar o mundo! Contamos com vocês nessa caminhada rumo ao topo, seja no Brasil ou em outro país! Muito obrigado pelo apoio e consideração!


Mais informações acessem: https://www.facebook.com/oudnofficial e https://soundcloud.com/oudnofficial


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luigi e os Pirandellos: excelência musical com o empolgante EP “Sleepy Town”

Skela: one-man-band com prolífera produção em projetos autorais de rock e metal

Vodu: celebrando o passado e projetando o futuro