Trovalírica: várias formas de amor sob vários berços musicais em novo EP

 


A família musical riopretense continua gerando belos filhos autorais. Desta vez é a hora da banda Trovalírica, que acaba de lançar seu novo EP, “Outras Maneiras de Dizer Amor”, com quatro temas novos inéditos. Numa viagem poética versando sobre as diversas formas de amor, a banda segue várias trilhas musicais, pop, psicodélico, rock, MPB.

Formada por Renan Chiaparini (vocal), Rafael Domingos (bateria), Pedro Truzzi (baixista), Felipe Furquim (guitarra) e Rogério Tott (teclas), tem lançado, desde 2015, vários singles, todos disponíveis nos canais de áudio e vídeo da banda, além do primeiro álbum.

“A Moça em Dó” abre com duelo entre cordas e voz. A música de desenvolve numa agradável harmonia e crescência, onde Renan intercala dobra de vozes, melodias e declamações. Finaliza com um certeiro solo de guita.

Baixo e teclados chamam “Fusca Azul 64”, com suas linhas vocais declamadas, certa dose de groove nas linhas de guitarra. Suavidade e rispidez rock em doses bem homogêneas. Encerra-se com deflagrada dramaticidade vocal e viagem de solo, bateria e teclas lá em cima.

“Migrou” desfila a poesia romântica e ácida, sobre uma sonoridade branda e comportada. E o álbum finaliza com “Silêncio Absurdo” entre harmônicas, licks e um desfile bem jazzy das teclas e bateria.

 

O Ready conversou com Renan sobre o lançamento do EP e sobre as atividades da banda.

Ready to Rock - Desde 2015, o Trova vem lançando singles nas redes. Desta vez foi um EP, “Outras Maneiras de Dizer Amor”, com 4 novas composições. Qual a diferença entre estas estratégias de lançamento?

Renan Chiaparini – “Outras Maneiras de Dizer Amor” é o nosso segundo álbum oficial, vamos aprendendo  o que fazer e o que não fazer, coisas que agradam o público e as plataformas de streaming, cada lançamento é uma experiência nova para captarmos mais informações de como nosso público gosta de ouvir as músicas, e continuamos experienciando.

 

RR - Musicalmente os temas exploram caminhos como MPB, rock, pop music, muito bem estruturadas com belos arranjos dos elementos (piano, cordas, percussão/bat). É possível estabelecer um estilo musical para o Trova?

RC - Acho que não, cada um da banda vem de um local, ritmo diferente, então a gente tá testando o tempo todo, tentando misturar os ingredientes certos para um bom molho, mas acho que não dá pra estabelecer um estilo, acho até meio blase dizer que somos uma mistura de tudo, todas as bandas hoje falam isso, mas a diferença é que temos 12 músicas e nenhuma delas dialogam entre si quando se trata de ritmo (risos), portanto a gente não só fala que somos uma mistura, a gente “mata a cobra e mostra o pau” (risos).

 


RR- As músicas do EP versam sobre visões sobre o amor. Como foram planejadas as composições e arranjos? Todos os músicos participaram destes processos?

RC - Falar sobre amor é falar sobre o que de fato rege a humanidade, toda vez que alguém nasce, ela precisa, em alguma instância receber amor para poder viver, e então a gente se depara com maneiras diferentes de amar em todos os âmbitos, e dentro da literatura não é diferente, “Outras Maneiras de Dizer Amor” vem pra provar que não há escassez quanto se trata de amar, e espero que possamos ter contribuído um pouquinho para construir sentimentos sólidos de amor dentro de cada um.

A letra é feita pelo escritor e vocalista Chapa RC e todos da banda trouxeram seu toque especial para cada sonoridade, e se sentem confortáveis com cada nota tocada ali, somos uma banda 100 % autoral em tudo, tudo mesmo.

 

RR - “Fusca Azul 64” parece uma mescla dramática das ideias oratórias de um Raul Seixas com a sensibilidade de um Frejat e ainda com muito tempero de psicodelia. De onde veio a inspiração.

RC - “Fusca Azul 64” é um completo absurdo em todos os aspectos (risos), a letra veio da necessidade de se viver o amor, pois sem ele em algum âmbito, a vida perde sua forma, o amor é um dos encantamentos da vida, e em um local como o Brasil, um lugar que o mundo inteiro existe, e dialoga, e finca raízes, e criam se novos roteiros, novas religiões, junto a uma escassez enorme de possibilidades e saúde básica, viver sem encantamento é impossível. A música em si fala sobre isso, e o refrão, aquele looping eterno que vem crescendo, crescendo, crescendo... em intenção até procurar de alguma forma o gozo. A gente acha que casa bem. Gostamos (risos) e espero que as pessoas gostem também.


 

RR - Vamos falar da produção. Onde foram captadas as faixas e quem produziu (mix/master) o EP?

RC - Gravamos aqui em São José do Rio Preto na Filmix Estúdios Audio Visuais, o responsável pela produção foi o André Clínio, que foi substancial para nós! O olhar do André foi realmente especial, agradecemos muito a ele.

 

RR - Como tem sido a atuação ao vivo do Trova nos últimos anos?

RC - Nossa última aparição ao vivo foi no FIT de dois anos atrás, infelizmente com a profissionalização da banda perdemos muitos locais para tocar, não é fácil ter uma banda no interior de São Paulo.

 


RR - Uma pergunta que faço a todos os entrevistados. Como vocês sentem a aceitação da música autoral em Rio Preto (e/ou região)?

RC - Péssima, não temos a cultura de receber e consumir arte local, e não há incentivo e nem interesse  do poder público para esse fomento, nosso público é basicamente amigos e pessoas que nos conheceram nessa jornada de 9 anos, a cidade em que vivemos consome cover e sertanejo, todas as rádios da cidade não tocam músicas autorais, enfim, ao que me parece bem se tornando pior.



 

RR - Como tem sentido a reação ao EP pelas redes?

RC - Estamos amando os feedbacks, e uma galera vem somando de verdade os sons, ficamos felizes.

 


 RR - Há planos para um álbum inteiro nos próximos anos?

RC - Quem sabe?! Um terceiro álbum com 22 sons? Seria lindo.

 

RR - Fique à vontade para conceder quaisquer outras informações do EP e da banda.

RC - Agradecer o espaço, agradecer pelo seu trabalho, Júlio, sabemos o quão sério ele é (já li seu livro algumas vezes) e ouçam nossa banda em todas as plataformas de streaming.

 

Contatos

https://www.youtube.com/@trovalirica

https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6v6EqWPyvGviWX3MHAG2c0

https://www.facebook.com/trovaliricabanda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luigi e os Pirandellos: excelência musical com o empolgante EP “Sleepy Town”

Skela: one-man-band com prolífera produção em projetos autorais de rock e metal

Serpenteando: competência no hard rock Brasil, a caminho do 1º EP